Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam da inauguração do CMEI Professor José Maria Orreda

Vereadores participam da inauguração do CMEI Professor José Maria Orreda

por RAFAELLA publicado 25/07/2019 14h48, última modificação 29/10/2020 11h40
No ano de 2014, a Câmara aprovou por unanimidade de votos a Lei nº 3.894/2014, de autoria do vereador Helio de Mello, que denominou o CMEI de Professor José Maria Orreda
Vereadores participam da inauguração do CMEI Professor José Maria Orreda

Abertura das portas do novo espaço que vai acolher 200 crianças

Representando o Legislativo e a denominação do novo espaço, os vereadores participaram na manhã desta quinta-feira (25), junto com o prefeito e familiares do homenageado, da inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Conjunto Joaquim Zarpellon. Estiveram presentes o Presidente Nei Cabral, o vereador e autor da denominação do CMEI, Helio de Mello e os vereadores José Bodnar e Rogério Luís Kuhn. O novo espaço da educação, com capacidade para acolher 200 crianças em período integral, irá atender a demanda dos bairros Vila São João, Engenheiro Gutierrez e o próprio Loteamento Joaquim Zarpellon. O CMEI inicia o atendimento na próxima segunda-feira (29).

No ano de 2014, a Câmara aprovou por unanimidade de votos um Projeto de Lei de autoria do vereador Helio de Mello, Lei nº 3.894/2014, que denominou o Centro Municipal de Educação Infantil de Professor José Maria Orreda. Durante a inauguração, Mello registrou sua satisfação de nomear este importante espaço para a educação com um grande nome iratiense como o do Professor Orreda, que eternizou no município importantes ações.  “Uma obra da educação na Vila São João, Irati Velho, onde tudo começou. Uma justa homenagem a esta grande personalidade que faz parte da nossa história. Se hoje a história do município é contada, é graças ao saudoso Professor José Maria Orreda. Parabéns à família”, agradeceu Helio enfatizando: “Precisamos ter critério e discernimento para que possamos sempre escolher nomes de pessoas que realmente contribuíram para nossa cidade”.

O Presidente da Câmara, Nei Cabral, cumprimentou o prefeito pela obra, o vereador Helio de Mello pela importante propositura e, em especial, a família do homenageado. “Somos poderes independentes, mas trabalhamos em harmonia. Executivo e Legislativo caminhando juntos por Irati, que hoje ganha uma ampla e bonita obra para a educação. O Helio foi muito iluminado quando propôs esta denominação, que nós tivemos a honra de aprovar em 2014. Um espaço, onde muitas crianças irão iniciar suas vidas e futuramente serão os professores, médicos e grandes profissionais iratienses. Parabéns Vila São João por mais esta conquista”, elogiou o Presidente.

Segundo a Secretária de Educação de Irati, Rita de Almeida, esta unidade vem auxiliar “a lista de espera de 401 crianças que, durante o ano, estarão sendo remanejadas, a fim de adaptar a demanda dos CMEIs e vagas existentes”. Este é o maior CMEI de Irati representando um investimento de R$ 2.170.752,22, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com área de 1.318 m², a edificação conta com os espaços das creches 1, 2 e 3 e Pré-Escola, além de sanitários, vestiários, salas de direção, secretaria, sala de professores, almoxarifado, lactário, copa, cozinha, despensa, rouparia, lavanderia, depósito e playground, entre outros.