Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores pedem a construção de abrigos nas áreas externas das UBS

Vereadores pedem a construção de abrigos nas áreas externas das UBS

por RAFAELLA publicado 03/07/2020 10h39, última modificação 03/07/2020 10h39
Vereadores pedem a construção de abrigos nas áreas externas das UBS

Na Ordem do Dia, quatro projetos e um pedido de vista foram aprovados.

   Na Sessão Ordinária do dia 1º de julho, três novos projetos de lei e cinco indicações do Legislativo foram lidas no Expediente. Na Ordem do Dia, quatro projetos e um pedido de vista foram aprovados. Na palavra-livre, os Vereadores abordaram diversos assuntos.

   O vereador Roni Surek apresentou indicação solicitando o envio de ofício ao Executivo, sugerindo a regulamentação através de Projeto de Lei da obrigatoriedade de manutenção e limpeza pelos proprietários dos terrenos particulares dos cemitérios públicos e privados no município, haja vista a importância da questão, tanto em termos de segurança, quando de desoneração dos cofres públicos e embelezamento. Também solicitou a construção de abrigos ou coberturas na área externa das Unidades Básicas de Saúde. “A falta de cobertura tem causado transtornos aos usuários do serviço público de saúde, que, muitas vezes já debilitados, se veem obrigados a aguardar a abertura dos locais expostos ao sol forte ou à chuva”, alertou. Por fim, o vereador ainda reforçou a solicitação para informatização do sistema de saúde pública municipal, objetivando tornar o atendimento mais eficiente e organizado.

   O vereador Helio de Mello apresentou indicação solicitando que seja enviado ofício à Comissão de Trânsito, sugerindo a realização de análise e estudos da possibilidade de instalação de um redutor de velocidade na Rua das Laranjeiras (em frente à casa de Pedro Teixeira), no bairro Jardim Aeroporto, visando trazer maior segurança aos usuários da referida via e proximidades.

ORDEM DO DIA

   Na Ordem do Dia, em primeira votação foi aprovado o projeto de lei do Executivo nº 026/2020, que  dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício de 2021 e os do Legislativo nº 011/2020 (Alberto Schereda), que denomina a Unidade Básica de Saúde do bairro Riozinho de “USB Gaspar Valenga”; nº 012/2020 (Rogério Luís Kuhn), dispõe sobre o processo de transição de mandato no governo local, a instituição de equipe de transição pelo candidato eleito para o cargo de Prefeito Municipal e o nº 013/2020 (Roni Surek), que dispõe sobre a garantia de acessibilidade a ser observada pelos cemitérios públicos e privados no Município de Irati.

   Já o Projeto de Lei nº 025/2020, que institui o Programa de Reestruturação de Associações teve pedido de vista solicitado pelo vereador Roni Surek aprovado por unanimidade de votos. Na sessão  do dia 23 de junho, o projeto já teve pedido de vista feito pelo vereador José Bodnar aprovado.

PALAVRA-LIVRE

   Edson Luís Elias afirmou que todo candidato a prefeito ou a vereador quando coloca seu nome à disputa eleitoral tem sonhos e projetos de melhorar a cidade seja na área central, bairros ou área rural. “Na campanha acaba lançando alguns dos projetos que estão desenhados. Sempre fui simpatizante e apoiei o prefeito Jorge Derbli, embora tenha simpatia e respeito aos demais nomes. Antes do Jorge se eleger prefeito e eu vereador, tínhamos sonhos e anotávamos em um caderno para não esquecer nenhum. Lembro que o Jorge comentava que a Vila São João comportaria um parque aquático. Parávamos o carro e ficávamos no bairro sonhando, assim como a vinda do Hospital Erasto Gaertner, a rodovia asfaltada entre Irati e são Mateus do Sul, asfalto na comunidade do Pinho de Baixo, de acabar com as enchentes não centro da cidade e de um novo asfalto na Avenida Paraná. Em campanhas anteriores, elaborei um panfleto e fiz uma foto ao lado de uma Avenida Paraná projetada moderna e asfaltada. Quando lancei os panfletos alguns riram e diziam ‘sonhar é bom e pode’. Aquele sonho do Soldado Elias, hoje é realidade. Naquele panfleto também tinha a ideia de duas passarelas, umas nas proximidades do Supermercado New e outra próximo do Restaurante Arena. Ainda não desisti deste projeto, inclusive encaminhei um projeto ao deputado federal Pedro Lupion e ele me garantiu que a Vila São João será contemplada com estas passarelas. O projeto está em trâmite, mas segundo a assessoria do Pedro esse sonho se concretizará.  Obrigada ao Jorge e as suas secretarias pela realização desse tão esperado sonho que hoje é realidade na Avenida Paraná. Agradeço aos vereadores que sempre apoiam obras de melhorias para Irati., fico orgulhoso de fazer parte desta atual legislatura”, agradeceu. Por fim, o vereador cumprimentou a nova Presidente do Rotary Club de Irati, Maredy Glazer Abib e ao ex-presidente João Salim Chami pela condução dos trabalhos da instituição no ano de 2019.

   Alberto Schereda contou que também esteve no parque da Vila São João e na Avenida Paraná acompanhando o prefeito Jorge, “obras lindas, fora os demais bairros que estão sendo contemplados com pavimentação asfáltica. Agradeço por estes sonhos que estão se realizando em Irati”. Schereda relatou ainda que no mês de junho, a Igreja Assembleia de Deus completou 109 anos de existência no Brasil, através de missionários suecos que vieram até Belém do Pará e trouxeram o evangelho. “Em Irati, os trabalhos missionários da Igreja iniciaram em 1946. Em 1965 foi construído o templo, com participação de banda, coral, grupos de senhoras, de jovens, crianças e serviço de assistência social. Agora depois de anos da construção do templo, foi necessário a construção de num novo espaço. Em 2017 foi demolido o antigo e construído uma nova sede. O trabalho de evangelização aqui começou com missionários vindo de Poço Grande, e um dos primeiros cultos aconteceu no bairro Lagoa. Foi o Pastor Gilberto que viu a necessidade de ampliação do nosso templo. E hoje temos um espaço lindo, onde os iratienses podem adorar a Deus”, agradeceu. Em apartes, os vereadores cumprimentam a comunidade evangélica pela coragem, dedicação e trabalho missionário.

   Marcelo Rodrigues falou sobre os poços artesianos que estão sendo perfurados nas comunidades e repassou um vídeo do poço na comunidade de Água Clara, que vai atender mais de 40 moradores da localidade. Contou ainda que, em breve, um poço também será perfurado em Faxinal dos Mellos. Rodrigues repassou que a Deputada Federal Leandre Dal Ponte, através de um trabalho da associação de moradores de Engenheiro Gutierrez, empenhou R$ 250 mil para construção de uma nova praça pública no bairro. “A mesma será construída na antiga quadra abandonada na entrada de Engenheiro Gutierrez”. Marcelo elogiou o trabalho do prefeito Jorge que está concluindo obras e projetos antigos e fazendo novos. “Esta Casa vem auxiliando os trabalhos, a parceria - Câmara e Poder Executivo - é fundamental”. Sobre o Parque Aquático da Vila São João, o vereador contou que já protocolou um projeto para denominar o espaço de João Maria Rodrigues. “Vamos abrilhantar ainda mais o Parque com essa importante denominação”.      

   Helio de Mello parabenizou a equipe da Sala do Empreendedor de Irati. “Na semana passada participei da entrega de uma premiação em forma de reconhecimento pelo ambiente e trabalho prestado por estas pessoas que estão à frente da sala do empreendedor, os quais vêm incentivando e estimulando a criação de novas empresas no município. São mais de 160 salas de empreendedor no Paraná e apenas três foram premiadas. Irati recebeu o troféu de ouro e o Selo de referência de atendimento do Estado. Parabéns aos funcionários”, agradeceu. Sobre a indicação de sua autoria apresentada durante o Expediente da Sessão em relação a melhoria do serviço de internet no interior, Mello disse que atualmente existem torres em Gonçalves Júnior, Guamirim e Itapará. “Para quem conhece geograficamente o interior, sabe que elas estão muito distantes uma da outra e o relevo é bastante quebrado, portanto, dificulta muito o acesso à internet e as ligações telefônicas. Sugiro que encaminhemos ofícios também aos deputados solicitando estudos para ampliação do sistema com a instalação de mais torres, uma no Cerro da Ponte Alta e outra na Barra do Gavião. Dessa forma, além de atendermos as comunidades, daremos condições para que nossos alunos possam realizar suas atividades com qualidade e segurança. Temos um grande número de estudantes que sem conseguir acessar a internet estão pedalando quatro, seis quilômetros por dia para se deslocar até a casa de parentes e poder acessar. As aulas são diárias, o sistema funciona conforme a frequência do aluno, a presença dele é registrada de acordo com o acesso. Precisamos oferecer ao povo do interior as mesmas oportunidades do centro urbano”, destacou Helio.

   O Presidente Nei Cabral parabenizou os vereadores pelas indicações. Sobre a Avenida Paraná contou que desde o seu primeiro mandato na Câmara havia muitas indicações para melhorias na referida via. “Parabéns ao Executivo por mais essa conquista”. Sobre o mencionado pelo vereador Alberto Schereda, o Presidente agradeceu ao Gilberto e aos membros da Igreja Evangélica. “Um templo maravilhoso, construído com recursos próprios, através do suor da comunidade, que é muito dedicada. Será um prazer participar da inauguração oficial”. Sobre o vídeo passado pelo Marcelo do poço artesiano na comunidade de Água Clara, Nei comemorou a conquista da população. Por fim, elogiou ainda a indicação do vereador Helio de Mello solicitando melhoras no serviço de internet do interior. “Trata-se de uma solicitação mais do que importante, as nossas crianças precisam de conexão de qualidade para concluírem suas atividades”, afirmou Cabral sugerindo ainda estudos para que, em breve, a linha Gonçalves Júnior a Itapará receba internet de fibra óptica, “tecnologia superior às outras convencionais”.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra  através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO