Vereadores pedem agilidade na vacinação dos trabalhadores do SUAS
Durante a Sessão Ordinária do dia 18 de maio, os vereadores apresentaram três requerimentos e sete indicações ao Executivo. Os pedidos apresentados atendem os anseios da população e foram aprovados por unanimidade de votos. Neste ano de 2021, os vereadores já encaminharam à Prefeitura sete requerimentos e 155 indicações.
JOSÉ RONALDO FERREIRA
O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira apresentou requerimento solicitando informações sobre a situação do processo de construção da quadra esportiva da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento e do terreno localizado ao lado da mencionada Escola, no qual estava prevista a construção da quadra.
JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE
O Vereador João Henrique Sabag Duarte apresentou indicação sugerindo que seja providenciada pela Secretaria de Meio Ambiente a coleta de lixo orgânico, ao menos uma vez por semana, no Distrito de Guamirim. “O destino correto dos resíduos é de extrema importância não apenas para o meio ambiente, mas se trata também de uma questão de saúde pública, impactando diretamente na qualidade de vida da população local”, afirmou o parlamentar.
João também apresentou um requerimento solicitando informações sobre quantos e quais profissionais prestam serviço de atendimento médico aos detentos da Delegacia de Irati; qual o número de atendimentos realizados mensalmente e qual a forma de controle sobre o número de atendimentos realizados.
VERA GABARDO
A vereadora Vera Maria Gabardo recomendou ao Executivo a construção de uma capela mortuária e a ampliação do cemitério da Vila São João, no terreno anexo ao cemitério já existente, visto que este espaço, localizado na Rua Manoel da Cruz do Nascimento, encontra-se sem uso no momento, podendo ser destinado para esta finalidade, proporcionando mais conforto para as famílias nos momentos de despedida de seus entes queridos.
LEOMAR JACUMASSO
O 2º Secretário Leomar Jacumasso solicitou a limpeza dos terrenos pertencentes ao município, localizados na Rua Augusto Anciutti Sobrinho, na Vila Matilde. “Em relação aos terrenos particulares, se faz necessária a notificação dos proprietários para que providenciem, da mesma forma, a limpeza de seus imóveis, com o intuito de evitar a propagação de doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito da dengue e animais peçonhentos, que costumam se proliferar nesses locais”, alertou o vereador sugerindo também melhorias na estrada do Rio Corrente dos Pedrosos, especialmente no trecho de acesso à propriedade do Sr. Vilmar Alves de Brito.
Jacumasso também apresentou requerimento solicitando informações sobre a responsabilidade do elevador existente no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Irati - Aciai onde, no segundo andar, localiza-se a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Qual a razão para o elevador estar há mais de 30 dias fora de funcionamento”, indagou Leomar pedindo que seja informado a data de eventual pedido de manutenção e/ou conserto do elevador, bem como notas fiscais referentes a serviços que tenham sido realizados.
TERESINHA MIRANDA VERES
A vereadora Teresinha Miranda Veres pediu que sejam adotadas as medidas necessárias, a fim de assegurar agilidade na vacinação para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Irati, bem como o início do cadastro destes profissionais, acompanhando o calendário dos trabalhadores educacionais. “Estes profissionais estão na linha de frente desde o início da pandemia e vêm ofertando atendimento, acompanhamento e concedendo benefícios socioassistenciais a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, sendo necessário, desta forma, que estes colaboradores sejam cuidados para que possam continuar cuidando”, justificou a parlamentar.
ALCIDES CEZAR PINTO
O vereador Alcides Cezar Pinto sugeriu ao Executivo a implantação de uma travessia elevada na Rua Mikaldo Zela, tendo em vista que acidentes já aconteceram na via e animais já foram atropelados. O vereador indicou também a instalação de placas de sinalização de trânsito, indicando a proibição de barulho nas áreas próximas a hospitais e à UPA, considerando que o barulho excessivo próximo a estes locais, além de incomodar funcionários, pacientes e acompanhantes, prejudica a tranquilidade necessária de quem está em processo de recuperação da saúde.
Os pedidos foram aprovados por unanimidade de votos e encaminhados ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)