Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores pedem vista do projeto que institui o Programa de Reestruturação de Associações

Vereadores pedem vista do projeto que institui o Programa de Reestruturação de Associações

por RAFAELLA publicado 25/06/2020 14h23, última modificação 25/06/2020 14h23
Vereadores pedem vista do projeto que institui o Programa de Reestruturação de Associações

Na Ordem do Dia da Sessão, os vereadores aprovaram um projeto e um pedido de vista

   Na Sessão Ordinária do dia 23 de junho, quatro novos projetos de lei e cinco indicações do Legislativo foram lidas no Expediente. Na Ordem do Dia, um projeto e um pedido de vista foram aprovados. Na palavra-livre, os Vereadores discorreram sobre diversos assuntos.

    Na Ordem do Dia, em segunda votação foi aprovado o projeto de lei nº 024/2020, que autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de até R$ 10.500.000,00.

    Já em primeira votação, o projeto de lei nº 025/2020, que institui o Programa de Reestruturação de Associações teve pedido vista solicitado pelo 1º Secretário José Bodnar aprovado por unanimidade de votos. O vereador pediu vista em nome da Comissão de Justiça e Redação, que apresentou dúvidas em relação ao projeto. “Precisamos de mais tempo para analisarmos com cautela”. Rogério Luís Kuhn concordou com o pedido de vista, mas enalteceu o trabalho do Professor Elder a frente das Associações de Moradores. “O Elder deu uma levantada nas associações, que estavam praticamente desaparecidas e desestimuladas em Irati”. Roni Surek também reforçou o pedido do 1º Secretário e destacou a solicitação do cidadão Gerson Musial que pediu melhor análise do projeto. “Gerson acompanhou desde o início e lutou pela restruturação das Associações”, afirmou.

PALAVRA-LIVRE

  Nivaldo Bartoski agradeceu o Secretário e Deputado Sandro Alex, que o convidou para fazer vistorias na obra de pavimentação da estrada que liga Irati a São Mateus do Sul e visita na Unicentro, onde o deputado investiu mais de 30 milhões. Agradeceu também ao chefe do Núcleo de Educação de Irati, que respondeu o ofício encaminhado, na semana passada, sobre a escola do Itapará., informando que recursos estarão sendo liberados em breve. O vereador agradeceu ainda a Rádio Najuá pelo espaço. “Concedi entrevista onde falamos sobre diversos assuntos”. Bartoski contou que na semana passada esteve visitando secretarias do Estado e lamentou o prejuízo do Paraná de R$ 700 milhões por mês devido ao covid 19. “Isso faz com que falte dinheiro para os municípios”. Sobre a política, Nivaldo disse que teve dois convites para ser vice-prefeito de Irati, “mas é o Presidente do Partido, Emiliano, que vai decidir se vamos ter candidatura própria ou vamos coligar. Não tenho medo de ser alguém em Irati, mas isso depende do povo. Quando cheguei no PSD queria ser um humilde filiado e representante de Irati”, destacou. Por fim, o vereador ainda agradeceu a chefe do DER, Lucimara, pelas respostas em relação as pontes da Barra do Gavião, Cachoeira de Vista Alegre e Água Fria, as quais segundo ela, estão recebendo melhorias. Para finalizar deixou um recado: “Quando forem nos criticar primeiro pensem, procurem os representantes e busquem a verdade”, concluiu.

    Edson Luís Elias contou que no dia 23 participou de uma reunião na 8ª Cia Independente da Polícia, onde foram recebidos pelo novo comandante da polícia, Major Ferraz e o 1º Tenente Moisés. “Na oportunidade demos boas-vindas ao novo comandante, que veio substituir o Major Joas, condecorado Tenente Coronel. Conforme a pauta da reunião discutimos diversos assuntos relativos à segurança pública”, afirmou Elias relembrando a viatura 0k para a patrulha escolar viabilizada pelo Deputado Hussein Bakri, o qual ele representa. “Na reunião falamos sobre a nova sede para Polícia Militar e a nova Escola de Soldados, que em breve será realizado concurso. Discutimos também a possibilidade da vinda de um Colégio Militar para Irati, sendo que já existe um ofício assinado por todos os vereadores e encaminhado para o Deputado Hussein. Além disso, falamos sobre a reunião com o Comandante Geral da PM, Péricles de Matos, onde apresentamos projetos para segurança de Irati, incluindo a possibilidade de subir a potência da delegacia civil para alcançarmos uma extensão do Instituto Médico Legal e uma Delegacia da Mulher. Falei para o Major Ferraz que a Câmara Municipal é totalmente parceira e apoiadora de todos os projetos que envolvem a segurança de Irati e região. A nossa segurança hoje já é boa, mas poderá ficar ainda melhor”, destacou.

   Roni Surek disse que está buscando informações sobre o Samu, e que fez uma visita na unidade. Contou também que rodando o interior, passou no posto de saúde de Gonçalves Júnior e ficou assustado. “Estou elaborando um relatório e trarei até esta casa para encaminhar aos responsáveis, mas garanto que a situação é preocupante”. Sobre a estrada que liga Gonçalves Júnior ao Itapará, Roni elogiou o trabalho que vem sendo feito. “Parabéns aos funcionários públicos que estão trabalhando”. “Eu me dedico, sacrifico e luto para fazer valer o meu mandato”. Por fim, o vereador disse que foi citado em um vídeo feito pelo Jeff Reinholds sobre as academias. “Ele citou meu nome e agradeço a confiança. Em breve eu e o Agostinho Basso estaremos gravando um vídeo esclarecendo sobre esse assunto”, finalizou.

    Marcelo Rodrigues agradeceu os vereadores pela aprovação unanime do projeto de empréstimo que beneficiará moradores do bairro Engenheiro Gutierrez. “Sei que o recurso não contemplará 100% das vias, mas já um início importante”. Sobre a estrada de Irati a Itapará, como citou anteriormente, Marcelo disse que houve a junção de duas secretarias para prestar atendimento reforçado na via. “Estamos na reta final de mandato, e precisamos mostrar aquilo que já foi feito e está sendo executado”. Citou também as melhorias na Avenida Paraná a contento dos moradores. Sobre as críticas em redes sociais, Rodrigues lamentou o comportamento de pessoas que levam mentiras. “Quando o cidadão critica o trabalho feito em uma estrada, está criticando os funcionários públicos, pois são eles que fazem o trabalho. E eu acredito nos funcionários de todas as áreas, pois são dedicados e buscam fazer o melhor”, afirmou o vereador dizendo: “Me filiei no PSDB pela amizade e admiração que tenho pelo Jorge. Estarei defendendo-o nesta casa”.

   Helio de Mello parabenizou comerciantes e empresários pela forma como estão encarando a pandemia e fez uma sugestão ao prefeito: “menos tempo no comércio não é mais gente que vai sair naquele mesmo momento aglomerado. Não teria que estender esse tempo?”, indagou. Sobre as estradas de Gonçalves ao Itapará, Mello agradeceu o trabalho que vem sendo feito. Sobre a ponte da Cachoeira do Cadeadinho sugeriu que a mesma seja feita de concreto, “é um trecho que passa muitos ônibus, caminhões, agricultores com maquinários, é questão de segurança. A madeira de eucalipto utilizada não dura”, alertou. Mello falou também sobre Educação, repassando um vídeo das atividades escolares durante a pandemia. “Os professores de Irati estão dando conta do recado. Os compromissos profissionais e atividades escolares não foram interrompidas. O ensino está acontecendo, apenas as aulas não estão sendo na escola. Está havendo também comprometimento dos pais. O ano letivo não será perdido. Escola e família estão caminhando juntas, de mãos dadas”, afirmou.

    O Presidente Nei Cabral também parabenizou os professores, alunos e pais pela dedicação no ensino. Agradeceu também ao Elias por representar esta Casa na área de segurança pública. E em nome da Câmara, agradeceu ao Escritor Dagoberto Waydzik pelo livro encaminhado para cada vereador “Historicidade – Histórias e Relatos Bairros de Irati”.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO