Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores prestigiam lançamento do SAMU em Irati

Vereadores prestigiam lançamento do SAMU em Irati

por RAFAELLA publicado 30/01/2020 15h15, última modificação 30/01/2020 15h15
Vereadores prestigiam lançamento do SAMU em Irati

Presidente Nei e os vereadores Alberto Schereda, Edson Luís Elias e Nivaldo Bartoski durante o lançamento do SAMU em Irati

O Presidente Nei Cabral e os vereadores Alberto Schereda, Edson Luís Elias e Nivaldo Bartoski participaram na manhã desta quinta-feira (30), na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Irati, do lançamento oficial do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.

Por meio do número 192, gratuitamente, o SAMU prestará socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutor de ambulância, técnico em enfermagem e médico, todos capacitados em atendimento de urgência e emergência. Em Irati, o SAMU irá operar junto ao Corpo de Bombeiros. Na região da Amcespar, outras quatro USBs estarão operando nos municípios de Imbituva, Inácio Martins, Rebouças e Rio Azul.

No mês de julho de 2019, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto do Executivo, que ratificou o Protocolo de Intenções assinado pelos prefeitos pretendentes da instalação do SAMU na região da Amcespar e de outros municípios paranaenses.

Além dos vereadores, do prefeito Jorge Derbli, do prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior Benato e do diretor do Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência dos Campos Gerais (CIMSAMU), Jaime Menegoto Moreira, diversas autoridades e representantes da saúde marcaram presença.

Para o diretor do CIMSAMU, Jaime Menegoto Moreira, o esforço do município de Irati se concretizou com um belo desfecho de uma situação regional que persistia há quase 10 anos. “São 28 municípios na região dos Campos Gerais, dos quais 26 fazem parte do Consórcio e Irati está dando o pontapé inicial para implantação de uma Unidade de Suporte Avançado na região, que vai integrar a Rede de Urgência e Emergência do Estado”, afirmou. Conforme a comandante do Corpo do Corpo de Bombeiros de Irati, Tenente Carla Adriana Prado Spak Sobol, a população sai ganhando, pois terá maior alcance no atendimento.

O Presidente da Câmara, Nei Cabral parabenizou o prefeito pela coragem ao encaminhar o projeto à Casa de Leis. “Um projeto polêmico, que teve muitas discussões, foi retirado de pauta, depois retornou à Casa e foi analisado pelos vereadores com muita cautela, os quais buscaram saber de onde sairiam os recursos. Muitos eram contra, pois acreditavam que o município não teria recursos, mas o prefeito foi firme e esse é o jeito certo de governar, tomando decisões que beneficiem a população da nossa cidade. Nós da Câmara agradecemos e parabenizamos Irati por mais esta conquista”, comemorou Nei afirmando: “é mais um sonho que se torna realidade”.

O prefeito Jorge Derbli finalizou a cerimônia de lançamento relembrando as inúmeras discussões acerca da implantação do SAMU no município. “Muito se perguntava sobre o custo que o serviço representaria para o município. Em resposta a isso, eu questiono: quanto vale uma vida? O atendimento que o SAMU representa poderá salvar muitas vidas, somando-se ao trabalho já realizado pelo Corpo de Bombeiros, este um verdadeiro marco de desenvolvimento para Irati e região na saúde”, concluiu o prefeito.