Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores reforçam recomendações preventivas para o controle e enfrentamento do coronavírus

por RAFAELLA publicado 18/03/2020 10h10, última modificação 18/03/2020 10h13

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 17 de março, os vereadores apresentaram indicações ao Executivo, as quais foram aprovadas por unanimidade de votos. Os parlamentares, em sua maioria, solicitaram durante a discussão do Expediente atenção especial da população em relação aos cuidados necessários para o enfretamento do coronavírus.

O vereador Helio de Mello apresentou indicação solicitando melhorias nas estradas das comunidades de Rio do Couro, Faxinal do Rio do Couro e Rio da Prata pois, segundo ele, todas se tratam de linha de transporte escolar necessitando de adequações a fim de garantir a trafegabilidade segura dos estudantes. Sugeriu também que uma das três novas ambulâncias recebidas recentemente do Governo do Estado seja destinada ao Pronto Atendimento Municipal. Por fim, o vereador ainda solicitou que sejam tomadas providências em relação à empresa contratada para executar a obra de pavimentação asfáltica no bairro Jardim Virgínia. “Os moradores vêm sofrendo transtornos, especialmente em dias de chuva, inclusive encalhando sem poder acessar suas residências. A obra paralisada e há algum tempo nenhum funcionário ou máquina da empresa tem comparecido no local para dar continuidade na execução”, lamentou Mello.

Rogério Luís Kuhn apresentou indicação solicitando que seja enviado ofício ao Executivo com cópia à Secretaria de Saúde, sugerindo que diante da iminência de disseminação do coronavírus sejam tomadas as seguintes ações preventivas: “capacitação/treinamento de todos os agentes de saúde pública, desde motoristas a médicos intensivistas, com o objetivo de organizar o atendimento e as unidades de Saúde, preparando os profissionais para acolher casos com suspeita de coronavírus; sejam suspensas as visitas ao Asilo e à Delegacia de Polícia Civil; sejam tomadas medidas para evitar eventos com público superior a 100 pessoas; realização de campanha de orientação à população sobre a transmissão e contágio da doença; entre outras ações para reforçar o controle e enfrentamento ao Covid-19”, recomendou Kuhn.

Durante as discussões do Expediente, Rogério justificou a sua indicação em relação ao coronavírus. “É muito raro eu fazer indicação, mas esta eu já havia protocolado na Casa no dia 12, e logicamente todos devem ter percebido que o meu pedido já foi atendido e anunciado pelo prefeito na coletiva de imprensa. Quando fiz a indicação ainda não havia decisão nenhuma do poder público em relação as medidas adotadas contra o coronavírus. Mesmo depois da coletiva, resolvi manter o pedido, pois reforço a necessidade urgente de capacitação e treinamento dos agentes de saúde, pois todos eles correm muitos riscos, desde o motorista, a recepcionista e o médico intensivista. Sabemos que os médicos estão tendo treinamento online, mas e a base do pessoal que trabalha junto e que também tem contato direto com os infectados? Precisamos que o Executivo organize esta questão para capacitação de todos os profissionais que vão entrar em contato com o vírus”, alertou. Kuhn pediu ainda à população que, neste momento, poupem a maneira carinhosa dos brasileiros de se cumprimentar. “Vamos mudar esse hábito de dar as mãos pelo menos por alguns meses”.

Edson Luís Elias cumprimentou o prefeito pelas medidas adotadas como forma de prevenção. Lembrou também que a administração realizará a contratação de médicos e enfermeiros em caráter emergencial. “Todas as obras feitas com recursos próprios já foram paralisadas, visto que a prioridade agora é a saúde da população”, afirmou. Elias pediu, assim como o prefeito, que a população se mantenha em casa. “Não estamos somente preocupados com os profissionais de saúde, mas também com os poucos equipamentos que dispomos para atender a população”.

O Presidente Nei Cabral colocou a Casa de Leis a disposição de todos. “Caso o Executivo necessite de sessões extraordinárias para aprovação de crédito, estaremos aqui para ajudar nem que seja no domingo, a saúde do povo é nossa prioridade. Ainda não temos casos confirmados em Irati e vamos torcer para que se mantenha assim”.

Visando a prevenção e a segurança dos vereadores, funcionários da Câmara e principalmente da população, o Presidente Nei Cabral também leu no Expediente da Sessão Ordinária, a Portaria nº 013/2020, a qual restringe a circulação e a presença de pessoas na Casa de Leis a partir desta quarta-feira (18). A Portaria baseia-se nas recomendações dos órgãos de saúde pública em relação a Pandemia do Covid-19.