Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores solicitam informações sobre os condomínios industriais de Irati e melhorias no trânsito, bairros e comunidades do interior

por RAFAELLA publicado 24/02/2021 13h05, última modificação 24/02/2021 13h05

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 23 de fevereiro, oito indicações e um requerimento dos vereadores foram apresentados ao Executivo. Os pedidos que tratam de melhorias em diversas áreas do município foram aprovados por unanimidade de votos.

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira apresentou indicação solicitando que seja realizado contato com o corretor ou o proprietário do imóvel que está à venda em frente a Capela Mortuária da Vila São João garantindo, dessa forma, a compra deste terreno por parte da Prefeitura, o qual pode ser usado para construção da nova Capela. Sugeriu também à Comissão Municipal de Trânsito estudos para alteração do sentido da Rua Atis Fernandes Silva, que passa ao lado da Ciretran na Vila São João. “De acordo com informações, a mudança de mão na referida via, que deve só descer da BR 153 a Trajano Grácia e não mais o contrário, reduziria acidentes e minimizaria o tráfego de veículos no local”, alertou o vereador. Ronaldo ainda apresentou um pedido de informações em relação aos Condomínios Industriais questionando: “Quantos terrenos encontram-se disponíveis em cada um dos condomínios atualmente? Qual o número de empresas instaladas? Qual a denominação, localização e ramo de cada uma delas? Quantos funcionários cada empresa emprega? Como está a situação das empresas falidas e dos imóveis?”, indagou.

Os vereadores Leomar Jacumasso e Nei Cabral solicitaram à empresa Rumo Logística a limpeza da linha férrea em toda a sua extensão dentro do município e também nas margens da ferrovia, visto que o mato vem tomando conta e tornando o caminho perigoso. Requereram também a realização de melhorias urgentes na Rua Elias Onesko, no bairro Lagoa, pois conforme os parlamentares, a referida via encontra-se bastante danificada pela falta de manutenção e vem causando transtornos aos usuários. Por fim, Nei e Leomar ainda sugeriram serviços de patrolamento e cascalhamento desde a Linha B até Campina de Gonçalves Júnior e de Campina à Boa Vista do Pirapó.

O Presidente Helio de Mello e o 2º Secretário Leomar Jacumasso indicaram a instalação de uma academia ao ar livre e uma tabela de basquete para atividades esportivas das crianças, no bairro Marcelo. Segundo eles, também se faz necessária a construção de passeios e ciclovia na Rua Idelfonso Zanetti, tendo em vista, que já existe uma indicação feita no dia 17 de março de 2017 - nº 059/2017, solicitando tais benfeitorias. De acordo com os parlamentares, esta via possui um grande fluxo de veículos, pedestres e ciclistas e, portanto, estas melhorias trarão mais segurança aos trabalhadores e estudantes e demais usuários que utilizam a via diariamente.

Helio também apresentou indicação solicitando melhorias na quadra esportiva da comunidade do Cerro da Ponte Alta, com fechamento das paredes do fundo, construção de muro e alambrado, além de reparos na iluminação. E por fim, sugeriu a realização de estudos para elaboração de um projeto de pavimentação asfáltica da estrada que liga Gonçalves Junior à comunidade de Itapará, obra que atenderá mais de 20 comunidades – aproximadamente duas mil famílias – que residem na região. “Trata-se uma via bastante movimentada, muito utilizada por produtores rurais, transporte escolar, além do acesso às escolas, postos de saúde e turismo religioso. Este é um pedido bastante antigo da população, mas até o momento nenhum projeto foi apresentado neste sentido”, justificou Mello.

Todos os pedidos foram enaltecidos pelos vereadores, que durante as discussões explanaram sobre as dificuldades da população e necessidade de atendimento com urgência das solicitações. Aprovadas por unanimidade de votos, as indicações foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.