Vereadores solicitam melhorias de bueiros, pontes e vias públicas
Foram lidos no Expediente da Sessão Ordinária do dia 04 de junho um novo projeto de Lei do Executivo e três do Legislativo, além de sete Indicações dos Vereadores. Na Ordem do Dia, seis projetos foram analisados e aprovados. A Tribuna Popular foi utilizada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes, que a convite dos vereadores explanou sobre as ações e projetos da pasta respondendo questionamentos.
O vereador Marcelo Rodrigues apresentou indicação sugerindo a implantação de dois pontos de ônibus, com cobertura, na linha do transporte escolar em Monjolo, próximo à comunidade “Vilinha”, visando melhorar as condições aos usuários possibilitando, especialmente aos estudantes, uma proteção contra a ação do tempo. Roni Surek solicitou serviços de limpeza e manutenção dos bueiros e bocas de lobo em toda extensão da Av. Teixeira Soares, uma vez que em dias de chuva, devido ao entupimento das galerias, ocorrem alagamentos, causando transtornos aos moradores. Indicou também serviços de patrolamento e cascalhamento das Ruas Angelo Borazo (e arredores) e Maria Alves da Luz, no bairro Lagoa e a recuperação da Rua Camacuã, onde nas proximidades da residência no 22, formou-se uma valeta na qual vem se acumulado água, causando alagamentos. Junto com o Vereador Nei Cabral, Surek também indiciou a recuperação da passarela sobre o Rio das Antas, que dá acesso ao bairro Pedreira. Segundo os parlamentares, a falta de uma passagem adequada e segura está causando transtornos e dificuldades aos moradores.
Os vereadores Rogério Luís Kuhn e Roni Surek, apresentaram requerimento solicitando que seja enviado, mediante ofício, um convite à Secretária Municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, para que a mesma faça uso da Tribuna Popular, com o intuito de prestar esclarecimentos referentes a pasta sob sua responsabilidade. Por fim, Surek também apresentou requerimento à Casa, solicitando estudos para adaptação da Tribuna, bem como, implantação de assentos especiais, destinados às pessoas obesas e portadoras de deficiência, no recinto do Plenário, demonstrando assim alinhamento com as demandas dos cidadãos com diferentes tipos de necessidades especiais.
ORDEM DO DIA
Na Ordem do Dia, foram aprovados em segunda votação os projetos nº 047/2019, que revoga os incisos I, II, III e IV do art. 1º, acrescenta os parágrafos 1º, 2º e 3º ao art. 2º, todos da Lei 3.857/2014; nº 048/2019 - regulamenta o instrumento do Estudo de Impacto de Vizinhança, previsto na Lei Municipal 4228/2016 – Plano Diretor Municipal de Irati, artigos 61 a 65 e Lei Municipal 4234/2016 – Parcelamento do solo para fins urbano-artigos, 28 -29; nº 049/2019 - autoriza o Executivo a receber em reversão imóvel que especifica, tendo em vista a área não estar sendo aproveitada pelo Fórum da Justiça do Estado do Paraná e o nº 051/2019, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 200.000,00, destinado para a regularização do pagamento do Projeto de Sistema de Drenagem e obras complementares no quadro urbano de Irati.
Em primeira votação foram aprovados os projetos do Legislativo nº 017/2019 (Mesa Diretora, o qual dispõe sobre a Estrutura Administrativa, o Sistema de Classificação de Cargos e o Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Poder Legislativo Municipal de Irati e o Projeto de Resolução nº 001/2019 (Rogério Luís Kuhn), que dispõe sobre a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Irati.
PALAVRA-LIVRE
Nivaldo Bartoski agradeceu o Executivo que tem encaminhado respostas das Indicações: “assim podemos manter o povo informado”. Contou que toda semana tem recebido a visita de agricultores que acreditam na sua pessoa e no prefeito. “Somos muito cobrados, por isso agradeço as melhorias que estão sendo realizadas. Agradeço também aos agricultores que têm contribuído, como o Francisco Chicalski, que cedeu sua pedreira para retirada de material gratuitamente”. Bartoski agradeceu também os vereadores pelas aprovações das indicações. “Hoje os agricultores estão doando material, vigas e pranchões para que as melhorias aconteçam. Tem que ter mais competência e seriedade por parte dos responsáveis. Precisa colocar pessoas no lugar certo com experiência. Cada secretário no seu lugar. É preciso também remunerar melhor o funcionário público, pagar horas extras, se necessário. Só assim vamos construir uma cidade melhor, a sociedade quer avanço. E estou aqui para ajudar com ideias. Prometemos avanço, então de agora em diante, podem vim quente que eu estou fervendo, sou a voz do povo de Irati’, afirmou.
A Sessão Ordinária na íntegra pode ser acompanhada pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)