Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores sugerem melhorias nas áreas urbana e rural do município

Vereadores sugerem melhorias nas áreas urbana e rural do município

por RAFAELLA publicado 12/02/2020 11h30, última modificação 12/02/2020 11h27
Vereadores sugerem melhorias nas áreas urbana e rural do município

14 Indicações ao Executivo foram aprovadas

Durante a Sessão Ordinária do dia 11 de fevereiro, os vereadores apresentaram 14 Indicações ao Executivo visando melhorias na área urbana e rural do município. Os pedidos foram bastante comentados e elogiados pelos parlamentares.

O Presidente Nei Cabral apresentou indicação solicitando ao Executivo o encaminhamento de um Projeto de Lei instituindo “atividades de psicomotricidade relacional” na Rede Pública Municipal de Ensino. Conforme o Presidente, a psicomotricidade relacional vem se destacando como uma ferramenta essencial no processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional do ser humano. “É uma prática educativa de valor preventivo que possibilita um espaço e um tempo, onde a criança, de forma espontânea e criativa, expressa com liberdade e autenticidade todo o seu potencial, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo da regulamentação, que já ocorreu em diversos municípios do Paraná é a melhoria no bem-estar e aprendizado das crianças, bem como a estimulação do desenvolvimento cognitivo”, afirmou.

Nivaldo Bartoski sugeriu a reconstrução de duas pontes, que estão em condições precárias na comunidade de Faxinal dos Antonios. Conforme ele, em frente à propriedade do Sr. Carlinhos Diatchuk, a ponte está desabando e a outra, que já não existe, foi levada pela água há mais de seis anos, dificultando a passagem das famílias. “O pedido partiu do morador José Ternopouski”, contou o vereador. Sugeriu também a realização de melhorias urgentes no telhado da quadra de esportes da Escola Rural São Miguel do Itapará e a implantação de travessias elevadas em frente à Escola e à Igreja da referida localidade. “Este pedido já foi realizado em julho do ano passado, mas até o momento não foi atendido e os moradores vêm cobrando tais melhorias”, alertou.

Roni Surek solicitou que seja enviado ofício ao DNIT, requerendo que seja informado o motivo das péssimas condições de conservação da Alameda Virgílio Moreira e da BR 153, vias que estão tomadas pelo mato, com valetas, bueiros entupidos, ausência de acostamento e calçadas. Questionou se há previsão para realização de melhorias visando sanar tais problemas, e como está o processo de municipalização deste trecho. Solicitou também que seja enviado ofício ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP bem como ao Ministério Público, requerendo informações sobre as medidas cabíveis que estão sendo tomadas quanto ao Aterro Sanitário, por ambos os órgãos.

Sobre a área urbana do município, Roni indicou melhorias na escadaria que liga a Rua Vitória Monte Castelo, bem como a instalação de um super poste de iluminação pública; melhorias na Rua Justina Stanczyk de Castro, localizada no bairro Canisianas e na Rua do Alto das Antenas, localizada no bairro Marcelo; serviços de recuperação da Rua Luiz Luitz, em frente a Madeireira Pachalk e patrolamento e cascalhamento da estrada do Camacuã. Já na área rural, Surek sugeriu a recuperação da estrada da comunidade de Rio Preto. O vereador também solicitou a instalação de aparelhos de ar condicionado em todos os consultórios médicos da rede pública de saúde, em que há atendimento, visando proporcionar um mínimo de bem-estar e conforto tanto aos usuários quanto aos profissionais do sistema público de saúde. E por fim, sugeriu a informatização do sistema de saúde pública municipal, tornando o atendimento mais eficiente e organizado.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade de votos e seguem agora para o Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.