Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores sugerem melhorias nas áreas urbana e rural do município

Vereadores sugerem melhorias nas áreas urbana e rural do município

por rafamaier — publicado 03/08/2017 09h55, última modificação 05/10/2018 15h50
Vereadores sugerem melhorias nas áreas urbana e rural do município

Na Ordem do dia, nove projetos de lei foram apreciados e aprovados

   Na 1ª Sessão Ordinária do 2º Período da 26ª Legislatura, realizada no dia 1º de agosto, durante o expediente, nove projetos de lei e cinco indicações do legislativo foram lidas. Na Ordem do Dia, um projeto do legislativo foi apreciado e aprovado em primeira votação. Na palavra-livre, os vereadores discorreram sobre temas diversos.  

   Os vereadores apresentaram indicações para execução de uma camada de reperfilamento na Rua Polônia, localizada entre a Rua Coronel Pires e a Rua Prefeito Alcides Boese; execução de uma ponte de ligação entre a Rua Guilherme Rech Filho, localizada no Bairro Stroparo, e, a Rua Angelo Beraldo, situada no Loteamento Jardim Virginia; execução de uma ciclovia/ciclofaixa no trecho da Avenida Noé Rebesco, da Rotatória da Rua Trajano Grácia até a Rotatória da Lagoa (Rua Antonio Borazzo) e outro trecho de ciclovia/ciclofaixa da Rotatória da Trajano Grácia até o entroncamento da BR 153 na Vila São João, no lado esquerdo da via, sentido Centro-Bairro; instalação de um módulo fixo da Guarda Municipal no Distrito de Guamirim, visto que com o crescimento e desenvolvimento do distrito, a necessidade de patrulhamento e vigilância é imprescindível para segurança e tranquilidade dos moradores e estudos pela Comissão de Trânsito, a fim de melhorar a segurança no cruzamento das ruas Antônio Cavalim e Dr. José Augusto da Silva, nas proximidades no Mercado Cavalin Bora.

   Na Ordem do Dia, em primeira votação foi aprovado o projeto de lei do legislativo nº 020/2017, que concede Título de Cidadã Honorária do Município de Irati à Senhora Leandre Dal Ponte.

   Na palavra-livre, o 1º Secretário da Casa, Vereador Marcelo Rodrigues fez um pedido ao Secretário Municipal de Viação e Serviços Rurais para que agende uma visita nas localidades de Pedra Preta e Monjolo, pois ambas estão precisando de manutenção urgente nas estradas. Rodrigues cumprimentou o Observatório Social de Irati pelo informativo que está circulando, sugerindo que na próxima edição, sejam publicados também os gastos do Executivo. Como coordenador da Pastoral Econômica da Capela Cristo Rei, Marcelo fez um convite à população e aos colegas de casa para que participem no próximo domingo (6), na Capela Cristo Rei, do almoço e do Torneio de Truco, que será realizado para arrecadar fundos a serem investidos na troca do altar da Capela e na pintura. “Agradeço ao vereador Rogério, que está fornecendo através de sua empresa, o mármore para a Igreja cobrando somente o material”. O vereador Rogério Luís Kuhn afirmou: “Faz parte da nossa empresa trabalhar nesta questão, independente da religião”.

   Pautado nas diversas críticas e reclamações, Kuhn também discorreu sobre a feira de roupas de grife realizada em Irati no último final de semana, “Feira do Brás”, de São Paulo, organizada por um bengalês. “Tínhamos a Lei nº 1432 de 1997, que proibia a proliferação deste tipo de eventos na cidade, a qual determinava regras de segurança, por exemplo”, frisou. Conforme o vereador, para a realização desta feira, foi alugado uma igreja. “Busquei informações na prefeitura, onde fui informado que o Plano Diretor passou por cima dessa referida Lei, o qual é mais brando com este tipo de ação, sendo que o protocolo do organizador da Feira foi feito de próprio punho na prefeitura”, lamentou o vereador pedindo apoio dos colegas de casa, para que este tipo de situação não volte a ocorrer. “Devemos estudar e remodelar a Lei nº 1432, tornando-a mais austera”, salientou Rogério afirmando que se ocorrer novamente, entrará com denúncia crime contra os organizadores, que deverão buscar alvará na justiça. O Presidente Helio de Mello afirmou que esta casa de leis, inclusive, já elaborou um documento a ser encaminhado ao executivo, solicitando informações, se houve lucro por parte dos cofres públicos. “Também fui procurado pela Câmara da Mulher em relação a esta situação e ficou agendada uma reunião no dia 4, às 15h30 no gabinete para tratarmos sobre o assunto”, afirmou Mello.

   O 2º Secretário Nivaldo Bartoski parabenizou os Agricultores pelo dia 28 de julho. “Nosso município é extremamente agrícola e é através do homem do campo que vem o nosso alimento. Ao nosso agricultor, que tem suas mãos calejadas sofridas do cabo do arado e do cabo da enxada, fica a minha gratidão”. Valdenei Cabral, em um aparte, parabenizou Nivaldo pela data e a todos os agricultores do município, estado e país.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

NAVEGUE AQUI