Vereadores sugerem melhorias no bairro Pedreira, comunidades do interior e em lixeiras da área urbana
Durante o Expediente da Sessão Ordinária do dia 27 de novembro, além de oito novos projetos de lei lidos, os vereadores apresentaram quatro indicações ao Executivo, todas bastante elogiadas e aprovadas por unanimidade de votos.
O vereador Edson Luís Elias sugerindo que seja executado pela secretaria competente, estudo de viabilidade para manutenção, substituição e instalação de lixeiras nas vias públicas do município. Tal indicação, segundo o parlamentar, visa melhorar o sistema de limpeza e higiene, evitando que o lixo seja jogado no chão ocasionando além de sujeira e mau aspecto, o entupimento de bueiros.
Já os vereadores Roni Surek e Nivaldo Bartoski indicaram a execução de patrolamento e cascalhamento, com urgência, nas estradas principais das seguintes comunidades: Campina Branca, Linha F e Pirapó de Cima. Conforme os parlamentares, os moradores das referidas localidades estão com dificuldades de acesso, devido a precariedade das estradas, que estão intransitáveis por falta de conservação. Também sugeriram melhorias na estrada do Pinho de Cima até o aterro sanitário (Lixão) e de São Miguel até o Pinho de Baixo. De acordo com os moradores, os vereadores relataram que a ponte do Pinho de Cima também precisa ser refeita com urgência, pois há cerca de três meses, a referida precisava de apenas três pranchões, porém, com a falta de manutenção, agora se faz necessária a construção de uma nova. “O bueiro existente na estrada, sentido Pinho de Cima, da comunidade do Caratuva também precisa de manutenção com urgência”, afirmaram.
Por fim, o vereador Valdenei Cabral da Silva solicitou melhorias na Travessa da Rua Ametista, no bairro Pedreira, a qual está abandonada há mais de um ano. “De acordo com os moradores, também se fazem necessárias providências em relação à passarela que está bastante enferrujada e perigosa, podendo ocasionar acidentes, principalmente com crianças que a utilizam para ir à escola, sendo ideal a construção de uma ponte nova no local, tendo em vista, que esta passagem foi feita para ser utilizada de forma provisória, até um novo e definitivo acesso fosse construído”, alertou o vereador.
Todas as indicações foram encaminhadas ao executivo, as quais devem ser atendidas com urgência, tendo em vista, que os pedidos partiram da própria comunidade.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)