Veto Total à Lei Municipal nº 4.850/2020 é aprovado por unanimidade de votos
Na Sessão Ordinária do dia 15 de dezembro, foi lido no Expediente um Projeto de Lei do Executivo e dois do Legislativo, além de duas indicações dos vereadores. Na Ordem do Dia, foi aprovado o Veto Total à Lei Municipal 4.850/2020 e sete Projetos de Lei. A Sessão foi acompanhada pela vereadora eleita Teresinha Miranda Veres.
Durante o Expediente, foram apresentadas três indicações ao Executivo. O líder do Governo, Marcelo Rodrigues, solicitou que seja enviado ofício convidando o Sr. José Gabriel Cavalin, Vice-Presidente do Observatório Social de Irati a fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de esclarecer afirmações referentes à assuntos de interesse público, realizadas durante a entrevista concedida no dia 07 de dezembro de 2020 à Rádio Najuá. O Vereador Helio de Mello sugeriu serviços para adequação da estrada principal de Gonçalves Junior até Itapará, onde, por falta de conservação, está ocorrendo dificuldade de acesso aos condutores e moradores. Por fim, Nivaldo Bartoski solicitou a implantação de travessias elevadas em frente à Escola São Miguel, da Igreja e do Armazém do Rogério Conrado, todas no Distrito de Itapará. “Os referidos redutores de velocidade são medidas de extrema importância para a segurança de todos que transitam pelos locais”, alertou o vereador.
Em relação ao ofício lido no Expediente, assinado por várias entidades, pedindo a retirada do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 001/2020, o Presidente Nei Cabral informou que o Parágrafo 1º do Art. 173 do Regimento Interno da Casa diz que os Projetos de Emenda à Lei Orgânica terão duas votações, com interstício mínimo de 10 dias entre uma votação e outra. “Portanto, estamos seguindo o regimento e o projeto de emenda continua tramitando na Casa”, afirmou.
ORDEM DO DIA
Foi aprovado em Votação Única por unanimidade de votos o Veto Total da Lei Municipal 4.850/2020, a qual dispõe sobre proibição de atos de comércio, arrecadação de ajuda financeira ou qualquer ato que possa gerar perigo ou obstáculo para o trânsito de pedestres e veículos, nas faixas de segurança das vias públicas do município. De acordo com o Ofício encaminhado pelo Executivo, a referida matéria que trata do Projeto de Lei nº 043/2020, de autoria do vereador Rogério Luís Kuhn, sob o prisma da utilização de bens públicos, encontra-se na órbita da chamada reserva da administração, ou seja, competência própria da administração e gestão sendo, portanto, atribuições do Chefe do Poder Executivo.
Em segunda votação os vereadores aprovaram os projetos de lei do Executivo nº 042/2020, que estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Irati, para o Exercício Financeiro de 2021; nº 043/2020, altera a Lei 4.802/2020 - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2021 e o nº 044/2020, que faz adequações no Plano Plurianual, aprovado pela Lei n° 4435/2017.
Também foram aprovados em segunda votação os projetos do Legislativo nº 047/2020 (Alberto Schereda), que denomina Via Sem Denominação, no Loteamento Alto da Glória II, de Avenida Sebastião Miranda Bueno; nº 048/2020 (Marcelo Rodrigues); denomina o Centro Comunitário do Bairro Engenheiro Gutierrez de “Centro Comunitário Eugênio de Souza Pantaleão”; nº 049/2020 (Marcelo Rodrigues), denomina a Rua “C” do bairro Engenheiro Gutierrez de Rua Carlito Molinari e o Projeto de Resolução nº 003/2020 (Mesa Diretora), que altera o Parágrafo Único do artigo 6º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Irati, Estado do Paraná.
A palavra-livre foi utilizada pelos vereadores Alberto Schereda, Roni Surek, Nivaldo Bartoski, Marcelo Rodrigues e Nei Cabral que discorreram sobre diversos assuntos.
Acompanhe a Sessão Ordinária completa com os discursos dos parlamentares na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)